HOME / NOTÍCIAS / MAPA
NOTÍCIAS
Em dois anos, Projeto MAPA capacita mais de 7.500 profissionais em cursos sobre regularização fundiária urbana
Publicado em: 08/06/2023

O Projeto Material de Apoio à Regularização Fundiária Urbana (MAPA/RF) alcançou à marca de 7.500 certificados entregues a profissionais de todo o país.  O resultado é fruto da participação de profissionais de todos os estados do Brasil nos cursos de capacitação em Reurb que foram encerrados esta semana.  

O Projeto MAPA é uma iniciativa do Ministério das Cidades (inicialmente Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acesso à Terra Urbanizada que executou todo planejamento das ações. 

“O MAPA veio para preencher uma lacuna de informações atualizadas sobre Regularização Fundiária Urbana que é um grande desafio para os municípios brasileiros, levando o conhecimento de profissionais experientes, de universidades, para o público externo, com o objetivo de otimizar esses processos que fazem parte da questão habitacional em todo o país”, explica o Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acesso à Terra Urbanizada, o Professor da UFERSA Almir Mariano. 

A equipe do projeto trabalhou desde a elaboração e concepção do conteúdo e material de apoio até o suporte técnico durante o tempo em que os cursos estiveram abertos. O principal objetivo foi capacitar as equipes gestoras das questões de habitação dos municípios brasileiros e também de outros órgãos e instituições importantes neste processo, como trabalhadores de cartórios de registros de imóveis e da Caixa Econômica Federal. Além de profissionais autônomos com atuação em Reurb, como engenheiros civis, arquitetos e urbanistas, advogados, assistentes sociais e etc. 

Entre março de 2021 e junho de 2023 foram disponibilizados ao todo dez cursos trazendo desde temas mais básicos como Introdução à Regularização Fundiária Urbana até os mais complexos como a Regularização Fundiária em Imóveis da União.

Os cursos aconteceram na modalidade de educação à distância, online, com possibilidade de tutoria e autoinstrucional e carga horária de 20h/aula. Tudo hospedado em uma plataforma de ensino que agregava vídeoaulas, apostilas, materiais gráficos, fluxos e chat de suporte para dúvidas de navegação e contato com os especialistas, no caso dos cursos com tutoria. Tudo de forma gratuita. 

“Foi muito bom chegarmos até aqui e em tantas pessoas, de lugares e realidades diferentes, ter somado para vivência de tantos profissionais que estão em busca de mais conhecimento, de aplicar na prática tudo que aprenderam e mais importante de multiplicarem tudo isso aonde estiverem”, finaliza a vice-coordenadora do MAPA, a Professora da UFERSA Luciana Mafra.

PARCEIROS E APOIADORES