HOME / NOTÍCIAS / MAPA
NOTÍCIAS
Curso de Regularização Fundiária Urbana abrirá novas turmas em breve
Publicado em: 20/10/2021

O Curso EAD de Regularização Fundiária Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, ofertado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Acesso à Terra Urbanizada, através de uma parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), abrirá novas turmas em breve.

As vagas serão direcionadas para servidores municipais, de companhias de habitação, trabalhadores da Caixa Econômica Federal, de cartórios de registro de imóveis, engenheiros, arquitetos, advogados, assistentes sociais e outros profissionais que lidam com o tema da Reurb por todo o país. O objetivo é atualizar e capacitar os entes que tratam da temática, especialmente aqueles que não tiveram a oportunidade de participar do Curso nas primeiras turmas abertas entre os meses de março e agosto deste ano.

De acordo com o coordenador do Projeto Material de Apoio para a Regularização Fundiária (MAPA/RF), o professor da UFERSA, Almir Mariano, o curso será retomado com novidades. “Agora os módulos serão cursados de forma independente com certificados individuais. Assim o próprio participante determinará o ritmo de estudos dentro de um prazo de dois meses. Nosso objetivo é tornar esse processo de capacitação mais dinâmico e prático para o nosso público-alvo”, explica. Cada módulo será composto por 20h/aula distribuídos em videoaulas, cadernos técnicos, materiais complementares, guias e fluxos, trazendo um conteúdo dinâmico e com muita informação. O corpo docente é formado por professores renomados e com vasta experiência em regularização fundiária com atuação em diversos órgãos e instituições da administração pública.

Mais de duas mil pessoas concluíram o Curso EAD de Regularização Fundiária pelo Projeto MAPA/RF. E a expectativa é lançar até o final do ano outros cursos ainda dentro da temática da Reurb. O Coordenador do Projeto lembra que o conteúdo continua de extrema importância para os municípios. “A temática da Reurb é de interesse de muitos municípios que desejam avançar nas questões de regularização, mas que muitas vezes não dispõe de corpo técnico com a formação adequada, bem como do Ministério do Desenvolvimento Regional que dispõe de vários programas de habitação, por isso traremos mais cursos, agregando conteúdo e capacitando os envolvidos no processo para avançarem nas questões de suas cidades”. 

PARCEIROS E APOIADORES