HOME / NOTÍCIAS / MAPA
NOTÍCIAS
Curso de Regularização Fundiária Urbana recebe quase 3.000 pedidos de inscrição
Publicado em: 01/04/2021

Mais de três mil pessoas demonstraram interesse em participar do Curso de Regularização Fundiária Urbana promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a UFERSA, através do Núcleo de Acesso à Terra Urbanizada, lançado na semana passada. As inscrições encerraram na última sexta-feira (26).

Os selecionados para as três turmas que serão ofertadas já começaram a receber a confirmação com o dados da turma e demais informações sobre o acesso a Plataforma Moodle, onde o material do curso ficará disponível assim como o contato com os tutores e supervisores. O envio dos e-mails de confirmação segue até esta sexta-feira (02). A primeira turma começa na próxima segunda-feira (05).

O Curso foi elaborado pela equipe do Projeto Material de Apoio para a Regularização Fundiária (MAPA/RF). O Coordenador do MAPA/RF, o Professor Almir Mariano da UFERSA, Luciana Mafra, explica que a grande procura confirma a necessidade que os gestores e profissionais tem de se capacitar sobre o assunto. “A quantidade de inscrições que recebemos demonstra o quanto esse tema levanta dúvidas e o interesse dos gestores públicos e profissionais de conhecer mais e se atualizar sobre o tema da Regularização Fundiária Urbana”, explica.

Até a finalização do convênio, o MAPA/RF deve capacitar 1.200 pessoas em todo o país. Para a primeira etapa de inscrições do curso EAD, a expectativa era abrir 600, com prioridade para os servidores municipais que lidam com as questões fundiárias em seus respectivos municípios. Mas diante da procura, o MDR decidiu aumentar a quantidade de inscritos.

O curso terá 60h/aula divididas em cinco módulos, com vídeoaulas, cadernos técnicos exclusivos e material suplementar, abordando os instrumentos, procedimentos, registro e demais dispositivos da Lei 13.465/2017, além de outros temas que envolvem diretamente a regularização fundiária. As aulas são ministradas por professores especializados em direito e arquitetura e urbanismo, com larga atuação no campo da política pública de habitação. Além de material didático exclusivo, o curso contará com espaços interativos e fóruns, utilizando a Plataforma Moodle. Tudo isso gratuito, com certificado ao final e acompanhado diretamente por uma equipe de tutores técnicos na área.

PARCEIROS E APOIADORES